Excelente resenha das obras de Réclus. Um chamamento à leitura deste importante pioneiro do pensamento libertário. Especial atenção para Anarquia pela Educação.

Organização Popular

(por: W. B.*)

A Editora Hedra tem uma bela coleção com mais de cem livros de bolso. Entre eles, o interessantíssimo Anarquia pela Educação, com tradução de Plínio Augusto Coelho. Trata-se duma coletânea de escritos do geógrafo anarquista francês Élissée Reclus. Nascido em Sainte-Foj-la-Grande a 15/03/1830 e falecido em Touhout (Bélgica) em 04/07/1905, esse pensador nos deixou valiosos textos, alguns dos quais figuram no livreto do qual nos ocupamos aqui.

Em “A Anarquia” (elaborado em 1894), Reclus nos fala sobre a gênese do Anarquismo, enfocando suas ideias chave. Estas, na verdade, já precediam em muito o movimento político surgido sob esse nome no século 19. Nesse sentido, a anarquia como ideia e como prática social veio antes do Anarquismo. Sociedades sem Estado e sem exploração são mais do que uma possibilidade: são realidade de muitos lugares em diferentes épocas.

O texto “Por que somos anarquistas?” (1886) é…

Ver o post original 983 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s